sábado, 12 de dezembro de 2009

Síndrome de Sjögren (SS)


A Síndrome de Sjögren (SS) é uma doença auto imune crónica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos, infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de salivas e lágrimas.
Características principais: secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afectar outros órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sanguíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Provocam também fadiga e dor nas articulações, que podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.
Estima-se que 4 milhões de americanos tenham a SS, muitos deles sem diagnóstico. Nove entre dez pessoas com SS são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costumem estar na menopausa ou ainda mais velhas, SS pode ocorrer também em crianças, adolescentes e adultos jovens. Mulheres jovens com SS podem apresentar complicações na gravidez. No Brasil não se sabe o número exacto de portadores da SS. A causa ou causas específicas da SS não são conhecidas, mas múltiplos factores provavelmente estão envolvidos, de entre os quais os genéticos, viróticos, hormonais ou suas interacções.
Sintomas: Os sintomas são muito variados. Duas pessoas com a SS nunca têm exactamente os mesmos grupos de sintomas ou história médica. Os sintomas podem estabilizar, piorar ou mesmo regredir. Para alguns, os sintomas de olhos secos e boca seca são manifestações proeminentes, enquanto outros passam por ciclos de bem-estar completo seguidos de uma doença grave.
Diagnóstico: O diagnóstico frequentemente, não é uma tarefa fácil uma vez que os sintomas da SS podem assemelhar-se aos de outras doenças como o lúpus, a artrite reumatóide, a síndrome da fadiga crónica, a fibromiologia, a esclerose múltipla e a doença de Alzheimer. Devido às variedades de sintomas, o paciente pode ser encaminhado para diversos especialistas (Reumatologista, Dentista ou Oftalmologista), e o diagnóstico muitas vezes não é definido. Entretanto, nem todo ressecamento pode resultar de SS. Muitos medicamentos, inclusive os usados para tratamento da hipertensão arterial, depressão, resfriados, alergias e problemas gastrointestinais podem causar secura nos olhos e na boca.
Tratamento: O tratamento depende dos sintomas e do seu grau de severidade. A SS pode não representar risco de vida iminente , mas certamente provoca profundas alterações na vida do paciente. Com uma conduta terapêutica apropriada, a qualidade de vida pode em muito ser melhorada. Lágrimas artificiais e substitutos de saliva podem amenizar os sintomas de ressecamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário