sábado, 22 de agosto de 2009

Amiloidose o que é isso???

A amiloidose é uma doença rara na qual ocorre o acúmulo de uma proteína chamada amilóide, distribuída em vários tecidos do organismo, com características tintoriais, ultra estruturais e químicas próprias.
Quando vários órgãos se tornam insuficientes e o paciente apresenta sangramento fácil sem razão aparente, pode se tratar de um quadro de amiloidose.
A amiloidose é uma proteína que não está presente no corpo em condições normais . O acúmulo de grandes quantidades nos tecidos pode comprometer o funcionamento normal de muitos órgãos, incluindo órgãos vitais, sendo uma doença com potencial letal.
Existe muitas formas de amiloidose. Na amiloidose primaria, a causa é desconhecida. No entanto, a doença esta associada a alterações das células plamáticas, como o mieloma múltiplo, o qual também pode estar associado à amiloidose. A amiloidose secudaria é assim denominada devido ao fato dela ser secudária a outras doenças (p.ex: tuberculose, infecções dos ossos, artrite reumatóide, febre familiar do Mediterrâneo ou íleite glonulomatosa). Uma terceira forma, amiloidose hereditária, afeta os nervos e certos órgãos e foi detectada em indivíduos provenientes de Portugal, da Suécia, do Japão e de muitos outros paises. Uma outra froma de amiloidose está associada ao envelhecimento normal e afeta particularmente o coração. Normalmente, a causa do acúmulo excessivo de amilóde é desconhecida. Entretanto, a amiloidose pode ser uma resposta a várias doenças que causam infecção ou inflamação persistente. Além disso, uma outra forma de amiloidose está relacionada à doença de Alzheimer.
Nas amilodoses sistémicas, independente da causa, os rins são os órgãos mais afetados e os principais responsáveis pela morte, através de insuficiência renal crônica. Há deposição de amilóide nos tufos capilares, transformando o glomérulo numa bola hialina. O aspecto lembra o da hialinização glomerular associada à hialinose arterial na hipertensão, mas, na amiloidose, o glomérulo mantém praticamente a tamanho original ou aumenta um pouco de volume, pois está havendo deposição de uma substância exógena, enquanto que, na hialização glomerular de outro tipo, há atrofia por necrose e desaparecimento das células componentes.





















Um comentário:

  1. Texto didático e de fácil compreensão. Muito bom. Além de trazer exemplos práticos de situações em que se pode observar quadros de amiloidose.

    ResponderExcluir