sábado, 26 de setembro de 2009

ALERGIAS

O sistema imunológico normalmente defende o nosso organismo contra infecções, câncer, lesões e substâncias nocivas, com produtos químicos tóxicos. Ás vezes, porém ele reage excessivamente, atacando uma substância estanha normalmente inofensiva. Esta reação é uma resposta fenômeno conhecaido como alergias. Tais respostas podem variar a intensidade deste quadros brandos até distúrbios que ameaçam a sobrevivência.
Como se da a resposta alérgica?
Uma alergia se desenvolve se o sistema imunológico se torna sensibilizado a uma substância estranha (um alergeno). Quando exposto pela primeira vez ao alergeno, podendo este ser como pólen, sementes oleoginosas ou penicilina, o sistema imunológico cria anticorpos para combatê-lo. Os anticorpos revestem a superfície dos mastócitos, encontrados na pele, mucosa do estômago, pulmões e partes superiores dos vias respiratórias. Se o alergeno entra no corpo novamente, essas células montam uma resposta alérgica.
Etapas decorrentes a penetração do alergeno.

1. Exposição a alergeno:
Com a penetração do alergeno no organismo o sistema imune é ativado, células sanguíneas que fazem fagocitose são liberadas para combater o agente estranho, os linfócitos liberam os anticorpos que se ligam ás superfícies de mastócitos. Estas células de defesa contem histamina, que normalmente causa inflamação.
2. Anticorpos ativados:
Os alergenos em contato com os anticorpos se ligam a dois ou mais provocando a ruptura da célula. Fragmentos desta serviram para forma a resta contra esse agente causador a inflamação, os anticorpos levarão os fragmentos até as células B de memória que montarão uma resposta especifica para aquele alergeno.
3. Histaminas liberadas: Os grânulos do interior do mátocitos liberam histamina quando a célula se rompe. Esta histamina causa uma resposta inflamatória que irrita tecidos corpóreos e produz os sintomas de uma alergeno.

Um comentário:

  1. Não é com frequencia mas em um determinaado tempo tenho uma alergia repentina no meu rosto que começa com inchaço no labio depois vai se espalhando pelo rosto todo fico mais ou menos uns cinco dias com o rosto inchado nos dois primeiros dias não consigo nem me alimentar ja fiz ezames pra saber o motivo da alergia mas ate hoje não tive nenhum resultado gostaria de saber qual um outro ezame que eu poderia estar fazendo

    ResponderExcluir