terça-feira, 1 de setembro de 2009

A Alimentação e a Vitalidade



O corpo sempre responde aos bons tratos. O envelhecimento e sua velocidade estão relacionados com a genética e com a forma de como reagimos ao estresse. O processo do envelhecimento pode ser retardado através de uma alimentação saudável. Como também, esta alimentação pode influenciar impedindo degenerações que ocorrem com o tempo (, audição, memória, na visão, articulações, coração, artérias, pele ...). A alimentação saudável - oferecendo ao corpo mais água, alimentos integrais, frutas, peixes, hortaliças - é sinônimo de proteção.

ANTIOXIDANTES X RADICAIS LIVRES


Antioxidantes são substâncias capazes de diminuir ou neutralizar os excessos de radicais livres. Radicais livres são moléculas ou partículas eletricamente instáveis, que para tornarem-se estáveis, desestabilizam a membrana celular. Excessos de radicais livres aceleram o processo de envelhecimento. Frituras e gorduras aumentam consideravelmente os radicais livres e favorecem o surgimento de câncer e de placas de colesterol em artérias. Excesso de exercícios físicos também causam envelhecimento precoce. O estresse, fumo e drogas geram uma verdadeira cascata de radicais livres e com isso aceleram o envelhecimento celular e doenças degenerativas.


ALIMENTOS QUE NOS PROTEGEM

ÁGUA - essencial para levar nutrientes até as células; essencial para remover as toxinas de nosso corpo e para o controle térmico.
FRUTAS AMARELAS - mamão, manga, pêssego e damasco são ricas fontes de betacaroteno (pré vitamina A), pigmento antioxidante que retarda o envelhecimento celular.
FRUTAS RICAS EM VITAMINA C - acerola, caju, laranja, tangerina, limão, carambola, maracujá, são antioxidantes que estimulam a imunidade.
  • UVAS - principalmente as roxas, são ricas fontes de vitamina C e resveratrol, que ajudam na prevenção das doenças cardiovasculares.
  • FRUTAS VERMELHAS - cereja, morango, framboesa, amora, pitanga. Ricas em pigmentos antioxidantes, melhoram a memória e a atenção. São estimulantes e evitam a agregação plaquetária.
  • TOMATE E MELANCIA - são ricas fontes em licopeno, indicado como antioxidante "varredor" de radicais livres, e preventivo de câncer de próstata.
  • FRUTAS OLEAGINOSAS - castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, amendoim. Ricas em vitamina E e selênio (antioxidantes). Indicadas para a prevenção do câncer. Estimulam a memória, imunidade e fertilidade.
  • VEGETAIS DO GRUPO DAS CRUCÍFERAS - brócolis, couve-flor, couve, couve de Bruxelas, repolho, espinafre. São ricos em betacaroteno, potássio e sulforafane (substância indicada para a prevenção do câncer de pulmão e mama).
  • SALADA CRUA DE HORTALIÇAS - fonte de betacaroteno, magnésio, cálcio e fibras. Previnem câncer de intestino e a absorção intestinal das gorduras e colesterol. Rúcula, acelga, endívias e alface, são indicadas para diminuir tensões e irritações.
  • BROTOS - entre eles, os de feijão, bambu, alfafa, trevo e lentilha. Representam formas jovens de vidas vegetais. Indicado na medicina chinesa para nos revitalizar /rejuvenescer. São fontes de cálcio, magnésio e potássio.
  • TEMPEROS PICANTES "QUENTES" - alho, alho poró, gengibre, cebola, noz moscada e pimenta (malagueta, caiena). São estimulantes, afrodisíacos, fluidificam mucos e catarros e evitam a agregação de plaquetas e trombose.
  • AZEITE - previne doenças obstrutivas coronarianas. Fonte de Vitamina E. Ajuda no funcionamento do intestino.
  • BERINJELA - na visão da medicina energética oriental, é indicada para aliviar excessos de tensão e a sensação de pressão no peito. É indicada para a proteção do coração e controle do colesterol.
  • SOJA - é indicada para a prevenção de câncer ( em intestinos, próstata e mama) e de doenças coronarianas. A soja ajuda a diminuir o LDL colesterol. Pode ser consumida na forma de to-fu, leite de soja e proteína de soja.
  • ARROZ- considerado o alimento do equilíbrio. Fonte de carboidratos e vitaminas do Complexo B.
  • SHITAKE - é excelente fonte de aminoácidos e óleos essenciais que previnem doenças cardiovasculares.
  • IOGURTE E COALHADA - são ricas fontes de cálcio e de lactobacilos. Os lactobacilos colaboram para a melhor qualidade da flora bacteriana intestinal, previnem câncer do colon e do reto, e fortalecem o sistema imunológico.
  • PEIXES - fontes de Omega 3, óleo essencial que ajuda no controle do colesterol e triglicérideos. Fonte de DMAE (dimetilaminoetanol) que auxilia na memória e atenção. Populações que consomem mais peixes do que carne, são menos propensas a doenças cardiovasculares. Entre os mais indicados: salmão, truta, atum, congro-rosa, pargo, badejo.
  • GINSENG E CHÁ VERDE - são revitalizantes. Melhoram a atenção e são fontes de bioflavonóides que evitam agregação plaquetária e formação de trombos.


Baseado em Dicas sobre alimentação saudável, do nutrologista Dr. João Curvo. http://www.aspas.org.br/.
BIANCHI, M. L. P. e ANTUNES, L. M. G. Radicais Livres e os Principais Antioxidantes da Dieta. Rev. Nutr., Campinas, 12(2): 123-130, maio/ago., 1999.
NUNES, E.; OLIVEIRA, S. C. e MORAIS, R. N. Radicais livres: conceito, doenças, estresse oxidativo e antioxidantes.
www.fes.br/revistas, acessado em 01 de setembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário