sábado, 5 de setembro de 2009

Pigmentação da pele



A cor da pele resulta de vários fatores: o conteúdo em melanina e caroteno,
A quantidade dos pigmentos principais a fenomelanina, vermelha e a eumelanina, marrom-negra na epiderme,
A quantidade de capilares na derme e a cor do sangue nesses capilares e de como os glânulos de pigmentos estão distribuídos.
A pigmentação da pele é regulada por fatores genéticos, ambientais e endócrinos que modulam a quantidade o tipo e a distribuição de melanina na pele, pêlos e olhos.
A melanina é um pigmento de cor marrom escura, produzida pelos melanócitos, que se encontram na junção da derme com a espiderme ou entre os queratinócitos da camada basal da epiderme. Os melanócitos são células que se originam das cristas neurais do enbrião e invadem a pele entre a 12ª e a 14ª semanas de vida intrauterina. Cada melanócitos tem dendritos digitiformes que contatam 30-40 células circunjacentes ( que rotinocitos basais). A melenina é sintetizada nos melanócitos com a participação da enzima tirosinase.
Uma vez formada, os grânulos de melanina migram pelos prolongamentos dos melanócitos e são injetados, por mecanismos poucos conhecidos, no citoplasma dos queretinócitos que funcionam como depósitos de melanina e contêm maior quantidade desse pigmentos do que os melanósitos. Os grânulos de melaninas se fundem com os lisossomas dos queratinócitos e por isso as células mais superficiais da epiderme não têm melanina. Os grânulos de melanina nas células epiteliais localizam-se oferecendo proteção máxima ao DNA contra os efeitos prejudiciais da radiação solar. A pele escura tem melanócitos maiores com mais melanossomas, que se degradam para dar uma pigmentação uniforme através das células a pele más clara tem melanócitos menores e melanossomas agrupados. A exposição aos raios UV (ultravioleta ) estimula os melanócitos tornando a pele mais escura ou bronzeada.
A degeneração e o desaparecimento de melanócitos em certos áreas da pele, o vitiligo. Tem base auto-imune, na qual o corpo gera anticorpos que atacam as células que fabricam o pigmento da pele, os melanócitos. Ele ocorre em manchas, freqüentemente simétricos, sobre o corpo: em cerca de um terço dos casos, a pigmentação retorna espontaneamente.
Manchas despigmentadas de pele se desenvolvem ao longo de meses ou anos, especialmente no rosto e nas mãos, e geralmente antes dos 20 anos de idade. As áreas são mais distintas em pessoas de pele escura. Elas não oferecem riscos médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário