sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Dermatite de Contato

A dermatite de contato - dermatose inflamatória. Podem-se distinguir dois tipos de dematite de contato: a dermatite de contato irritativa, decorrente dos efeitos tóxico e pró-inflamatórios de xenobióticos capazes de ativar a imunidade inata da pele, e a dermatite de contato alérgica, também conhecida como hipersensibilidade de contato (HSC) - requer a ativação da imunidade adquirida antígeno-específica levando ao desenvolvimento de células T efetoras, que são mediadoras da inflamação cutânea. É caracterizada por eritema, pápulas e vesículas, seguidas de ressecamento e descamação.

HENNINO, Ana; VOCANSON, Marc; CHAVAGNAC, Cyril et al. Fisiopatologia da dermatite de contato alérgica: papel das células T CD8 efetoras e das células T CD4 regulatórias. An. Bras. Dermatol., jul./ago. 2005, vol.80, no.4, p.335-347. ISSN 0365-0596.

Um comentário:

  1. Olá, gostei muito dessa materia, noentanto gostaria de saber um pouco mais, pois estou com esse problema nos pés, exatamente na parte onde fica o contato com sandalias. Gentileza mandar para mim mais informações inclusive como tratar. thyaguinho.lindo@hotmail.com

    ResponderExcluir