sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Doenças Respiratorias


Milhares de microrganismos flutuam mesmo no ar mais limpo, e cada respiração traz essas partículas para o interior do trato respiratório. Apesar dos sistemas de defesa, como muco e cílios, esses micróbios aumentam o risco de infecções respiratórias. Se o nariz a faringe e laringe forem atingidas é chamados das vias áreas superiores (IVAS).
Como essas infecções se dão, pela penetração de bactérias e vírus estes se alojam nas células e dependendo do local é a parte mais afetada. As IVAS estão expostas à entrada continua de microrganismos a cada ato respiratório os micróbios agressivos podem conseguir penetra em vários lugares, e dar inicio a uma zona de infecção lá. Além das cavidades nasais, mais acometidas pelo resfriado comum, os outros lugares de risco incluem, os seis paranasais , a faringe ou garganta e a laringe. Os seios da fase são cavidades cheias de ar que se ampliam a partir da cavidade nasal em direção aos ossos do crânio e da fase. Há também grupamentos de tecido linfóide nas vias áreas superiores, os quais podem inchar consideravelmente durante a infecção, eles incluem as tonsilas faríngeas (nasofaringe), atrás das cavidades nasais, e as tonsilas palatinas, ou “amígdalas” localizadas de cada lado da orofaringe, perto da parte posterior do palato mole. Cada área infeccionada causa sintomas específicos.
Inflamação e dor, em várias combinações da faringe, tonsilas palatinas e laringe são, freqüentemente conhecidas pela denominação geral de “dor de garganta’’. As causas habituais são penetração de bactérias ou viroses, que podem esta associada com propagação de infecção causada por um resfriado comum. As tonsilas tendem a ser maiores durante a infância, uma vez que esse grupo contrai mais doenças infecciosas por que sua imunidade ainda esta em processo de desenvolvimento.

Um comentário: