sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Celulite

A celulite trata-se de uma inflamação aguda não-contagiosa do tecido conjuntivo da pele, resultante de infecção por estafilococo, estreptococo ou outras infecções bacterianas. Quando há uma lesão na pele, as bactérias presentes no local podem entrar no organismo e crescer causando infecção e reação do tecido à lesão (inflamação). A celulite ocorre mais comumente nos membros inferiores. Geralmente, a infecção ocorre após uma lesão da pele decorrente de um traumatismo, de uma ulceração, de uma micose (pé de atleta) ou de uma dermatite. As áreas da pele que se tornam edemaciadas são as mais vulneráveis. A celulite tende a recorrer próximo ou nas cicatrizes devidas a cirurgias (p.ex., cirurgia de varizes). Contudo, ela também pode ocorrer em uma pele não lesada. A infecção pode disseminar rapidamente e pode invadir os vasos linfáticos e a corrente sangüínea. Quando isto ocorre, a infecção pode disseminar por todo o corpo.
Os sintomas iniciais são a hiperemia (rubor) e a sensibilidade à palpação de uma pequena área da pele. A pele infectada torna-se quente e edemaciada e pode ter o aspeco de casca de laranja. Em uma forma de celulite denominada erisipela, as bordas da área infectada tornam-se elevadas. É comum a ocorrência de pequenas manchas vermelhas (petéquias). À medida que a infecção se dissemina para uma área maior, os linfonodos próximos podem tornar-se aumentados de volume e dolorosos. Os linfonodos da região inguinal (virilha) podem ser afetados por infecções dos membros inferiores; os linfonodos axilares podem ser afetados por infecções dos membros superiores. Podem surgir estrias vermelhas entre a área infectada e os linfonodos vizinhos. Um indivíduo com celulite pode apresentar febre, calafrios, aumento da freqüência cardíaca, cefaléia, hipotensão arterial e confusão mental. Às vezes, esses sintomas começam várias horas antes do surgimento de qualquer sintoma cutâneo, mas, em muitos casos, eles não ocorrem. Ocasionalmente, pode ocorrer a formação de abcessos como resultado da celulite. As complicações raras, mas graves, incluem a disseminação da infecção sob a pele com conseqüente morte tecidual (como na gangrena estreptocócica e na fascite necrotizante) e a bacteremia (disseminação da infecção através da corrente sangüínea a outras partes do corpo). Quando a celulite afeta o mesmo local repetidamente, os vasos linfáticos próximos podem ser lesados, causando um edema permanente do tecido afetado.
Assim que a celulite é diagnosticada, é iniciada a administração de um antibiótico. Além disso, disso, a parte afetada do corpo é mantida imóvel e elevada para ajudar a reduzir o edema. O desconforto pode ser aliviado pela aplicação de curativos frios e úmidos sobre a área infectada.
Por Manual Merck - Seção 17; Capítulo 174 - Infecções da Pele e do Tecido Subcutâneo. mds-brazil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário