terça-feira, 6 de outubro de 2009

Glaucoma


É uma doença causada pela lesão do nervo ótico relacionada à pressão ocular alta. Pode ser crônico ou agudo. Quando crônico é caracterizado pela perda da visão periférica (visão que permite perceber objetos ao nosso redor), devido à lesão das fibras dos nervos que se originam na retina e formam o nervo óptico. O principal fator relacionado a esta lesão é a pressão interna do olho alta, porém existem outros fatores ainda em estudo. Quando agudo, se dá porque a pressão interna do olho torna-se extremamente alta e causa perda súbita e grave da visão (a média da pressão é 16 mmg porém varia entre 12 até 23 mmg sem no entanto causar problemas na maioria das pessoas).

O glaucoma raramente apresenta sintomas, os sinais da doença só vão surgir nos glaucomas agudos, quando o paciente sofre fortes dores de cabeça , fotofobia, enjôo e dor ocular intensa.

Para o diagnóstico do glaucoma alguns exames devem ser realizados, como: tonometria de aplanação (exame para a tomada da pressão intra-ocular), fundo de olho (exame para avaliar se existe lesão do nervo óptico provocado pelo glaucoma), gonioscopia (exame para classificar o tipo de glaucoma) e campo visual (exame para avaliar se há perda do campo visual). O diagnóstico precoce do glaucoma só é feito em um exame oftalmológico de rotina e a medida anual da pressão intraocular é a forma mais sensata de se preservar a visão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário