terça-feira, 27 de outubro de 2009

Processo Inflamatório

Cicatrização é um processo pelo qual um tecido lesado é substituído por um tecido conjuntivo vascularizado, sendo semelhante.
O primeiro passo é a ocorrência de uma reação inflamatória, esta fase compreende os processos de hemostasia e resposta inflamatória aguda, limitando a extensão da lesão tecidual. Na fase inflamatória o exsudato de células fagocitárias reabsorve o sangue extravasado e os produtos da destruição tecidual.

Em seguida é observada a fase proliferativa - proliferação de fibroblastos e endotélio formando o tecido conjuntivo cicatricial.

E por fim, o tecido cicatricial sofre remodelação que implica no equilíbrio entre a síntese e a degradação de colágeno, redução da vascularização e da infiltração de células inflamatórias, até que se atinja a maturação.



"O processo de cicatrização é universal e após o ferimento ocorre uma seqüência de reações físicas, químicas e biológicas cuja finalidade é reconstituir a continuidade tecidual que foi interrompida. Esta seqüência de reações é idêntica em qualquer tipo de lesão tissular e pode ser dividida em três fases, ou seja, a inflamatória, a fibroblástica e a maturação, que embora sejam distintas, se sobrepõem de tal maneira, que numa delas pode-se observar elementos da fase subseqüente e vice-versa, num processo de envolvimento eminente e dinâmico (MODOLIN & BEVILACQUA, 1985)." www.scielo.br/pdf/rlae/v8n1/12345.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário