sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Quando ir ao Médico: Saiba Quais Sintomas Não Podem Ser Desprezados

Procurar um médico nem sempre é a primeira opção para pessoas que sentem uma dor de cabeça com início súbito. É comum, também, adiar a consulta se alguma parte do corpo começa a inchar ou se o peso na balança passa a diminuir gradualmente. No entanto, não são apenas nos traumas e nas dores no peito que residem bons motivos para procurar um profissional de saúde. O corpo dá sinais sutis quando há algum problema, indícios muitas vezes ignorados. A sugestão é observar e, se for o caso, procurar um médico para tirar todas as dúvidas. (OBS.: Primeiramente estão os sintomas e, em seguida, algumas patologias).

1) Dor de cabeça forte ou repentina
Enxaqueca; Acidente Vascular Encefálico (AVE) ou derrame; Câncer de cabeça ou tumores que crescem até a cabeça; Hemorragia subdural, que pode acontecer após um trauma; Encefalite; Se acompanhada por rigidez no pescoço, pode ser meningite;

2) Alteração dos hábitos intestinais
Intoxicação alimentar; Infecções intestinais, ligadas à alimentação ou bactérias; Doença diverticular dos cólons (doença inflamatória intestinal); Doença de Crohn (doença inflamatória intestinal); Abuso de gordura na alimentação.

3) Perda de peso inexplicável (5% do peso corpóreo)
Hipertireoidismo; Diabetes; Se acompanhada de febre pode ser tuberculose; Distúrbios alimentares (anorexia e bulemia); Depressão; Câncer.

4) Febre alta e persistente
Infeccões, causadas por vírus, como gripe, resfriado; Quadros infecciosos, como infeccões do trato urinário; Tuberculose, com febre respentinan não muito alta.

5) Sonolência crônica
Apnéia obstrutiva do sono; Hipotireoidismo; Privação do sono.

6) Falta de ar
Problemas pulmonares; Problemas cardíacos; Asma brônquica.

7) Tosse persistente
Tuberculose; Doença do refluxo gástrico-esofágico; Câncer de pulmão; Bronquite crônica (comum em fumantes).

8) Juntas quentes e vermelhas
Artrite infecciosa; Artrite reumatóide; Crise de gota; Doença de Lyme, desencadeada pela picada de um carrapato.

9) Inchassos persistentes
Hipoalbuminemia; Insuficiência cardíaca; Trombose; Problema nos rins ou fígado.

10) Dor no peito
Infarto agudo do miocádio, pode vir acompanhado de dor e formigamento no braço; Infecção respiratória; Hépes zóster, mais comum em idosos (catapora).

Fontes: "Paulo Olzon Monteiro da Silva, infectologista e chefe da disciplina de Clínica Médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Ana Paula de Oliveira Ramos, clínica-geral e suplente do capítulo de dor e cuidados paliativos da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (Sbcm)."

Nenhum comentário:

Postar um comentário