O conteúdo do estômago pode fluir de volta para o esôfago, causando desconforto conhecido como azia que é um sintoma comum e freqüentemente ocorre após excesso de alimento ou abuso do consumo de álcool, ou em gestantes. Às vezes, porém o problema persiste ou sua gravidade aumenta e requer cuidados médicos. Se o reflexo permanece, ale pode causar inflamação no esôfago.
Na passagem do esôfago para o estômago, a pressão é bastante forte para impedir a passagem do suco gástrico para o esôfago, pois a mucosa que o reveste não está preparada para receber essa substância irritante.
Quando existe uma fraqueza nessa região ou porque o diafragma (músculo que separa o tórax do abdômen) não consegue conter as estruturas que estão abaixo dele, ou por alterações funcionais do próprio músculo, o estômago sobe e forma uma hérnia chamada hérnia de hiato. Nesse caso, um líquido ácido escapa do estômago, atinge o esôfago e pode alcançar outros órgãos dos aparelhos digestivo e respiratório.
O percurso do suco gástrico até faringe e a boca e a irritação que pode provocar nas estruturas da cavidade oral. Como a parte superior do aparelho digestivo está em contato íntimo com o aparelho respiratório (a faringe é separada da laringe pela epiglote), o suco gástrico pode alcançar a glote e penetrar na laringe, traquéia, brônquios e nos pulmões e provocar problemas graves no organismo.
Obesidade e tabagismo aumentam a probabilidade de refluxo gástrico. Os sintomas também podem se desenvolver em pessoas com hérnia de hiato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário